Auto-avaliação e melhoria: um desafio para as escolas de hoje

04-12-2013 18:27

Refletir sobre a auto-avaliação, perceber como se pode aperfeiçoar a qualidade dos processos e resultados ou como envolver mais ativamente os vários atores em torno de um compromisso alargado para a melhoria da Escola foram algumas das propostas discutidas no nosso Agrupamento, no dia 4/12/2013, com o apoio do professor José Matias Alves, da Universidade Católica Portuguesa. 

E como podemos motivar e envolver a comunidade neste processo da auto-avaliação? Não nos podemos esquecer que haverá maior envolvimento na auto-avaliação se todos sentirem as vantagens que este processo pode trazer. A auto-avaliação reflete-se na melhoria das práticas letivas e dos resultados. Se tal não acontecer, então não faz sentido o processo da auto-avaliação. Por isso, é importante desencadearem-se processos que façam compreender o sentido das coisas, a pertinência e relevância da ação, que permitam compreender o alcance profissional e organizacional da auto-avaliação, que convoquem os pais para serem aliados da Escola, que permitam detetar zonas de maior implicação e responsabilidade dos estudantes. Melhorar a educação é não viver na exclusão. É fulcral que as famílias acompanhem e valorizem a função social da Escola, mostrem interesse e relevem o conhecimento e o papel dos professores. 

"A Escola deve ser o espaço de construção do conhecimento" e "a auto-avaliação é um espelho da Escola". Que imagem é que este espelho reflete? Que Escola queremos ter? Que pessoas queremos educar? Que pessoas queremos ser? Que mundo queremos construir? Muitas foram as questões levantadas. Muitas foram as sugestões de trabalho. O contributo do professor José Matias Alves foi, sem dúvida, um espaço importante para fazermos da Escola "o tempo da pausa", de partilha de saberes e de reflexão para novas ações.


Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil